sábado, 22 de outubro de 2011

22/out – Técnicos recebem formação sobre sistema que permite identificar exploração seletiva de madeira


 Entre os dias 24 e 28 de outubro de 2011, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estarão realizando em Itaituba, no oeste do Pará, a capacitação de 15 técnicos quanto ao sistema Detecção de Exploração Seletiva de Madeira (DETEX).

 O DETEX é um dos projetos do Programa “Amazônia” que utiliza imagens de satélite para monitorar a extração seletiva de madeira em áreas de concessão florestal. Os dados do DETEX, em conjunto com informações de autorizações de planos de manejo florestal, permitem saber se a atividade florestal está sendo realizada de forma  legal ou não.

 Os profissionais que participam do curso são representantes de instituições parceiras do monitoramento das florestas públicas com conhecimentos em sensoriamento remoto e geoprocessamento. A formação com carga horária de 40 horas abordará tanto temas teóricos quanto práticos.

 Dentre os principais tópicos a serem discutidos estão:  Programa Amazônia (INPE); Metodologia para Detecção de Exploração Seletiva de Madeira; Noções de Geoprocessamento e SIG; Criação da Máscara PRODES; Montagem de Banco de dados; Recorte da imagem GEOCOVER,  Importação e Exportação de Dados.

 No dia 24 de outubro a programação iniciará com uma palestra sobre o Programa Amazônia do INPE que será realizada no auditório do IFPA (Ramal do Jacarezinho s/n, Itaituba-PA) às 10 horas.  O curso terá continuidade às 14 horas no laboratório de informática da Escola Alice Carneiro (R. Dr. Hugo de Mendonça, 490, Itaituba - Pa), local onde será realizado nos demais dias.

 As instituições participantes do curso são: IBAMA, ICMBio, FUNAI, EETEPA, IFPA/Campus Itaituba, Polícia Federal, IPAM e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mineração e Produção de Itaituba (SEMMAP).

 O evento é organizado pela Gerência de Monitoramento do INPE e a Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR-163 (UR DFS BR-163) sendo a primeira vez que a atividade ocorrerá em Itaituba. O mesmo curso já foi realizado em Santarém e Altamira.

 Serviço:

O quê: Capacitação de 15 técnicos sobre o sistema Detecção de Exploração Seletiva de  Madeira (Detex).

 Dia 24 – palestra a partir das 10 horas no auditório do IFPA, localizado no Ramal do Jacarezinho s/n (Itaituba - PA). A partir das 14 horas ocorre atividade no laboratório de informática da Escola Alice Carneiro, Rua Dr. Hugo de Mendonça, 490 (Itaituba – PA).

 Dias 25 a 28 – atividades a partir das 8 horas ocorrem no laboratório de informática da Escola Alice Carneiro, Rua Dr. Hugo de Mendonça, 490 (Itaituba – PA).



 Fontes para a imprensa:

Em Santarém (PA), informações podem ser obtidas com:
Fernando Ludke, Chefe da UR DFS SFB, fone: (93) 35234097
Daniela Pauletto, Engenheira Florestal da UR DFS BR-163, fone (93)3523 4097ou (93)91913525


Em Itaituba (PA), podem dar entrevista:
Luis Sadeck, Geógrafo, Instrutor, fone: (91) 8827 9954, luis.sadeck@cra.inpe.br

Ulisses Guimarães, Engenheiro Ambiental, Instrutor , 91 8134 6781, ulisses.guimaraes@cra.inpe.br


Em Belém (PA), informações podem ser obtidas com:

Alessandra Gomes, Ecóloga, Coordenadora, (91) 3031 1593, alessandra.gomes@cra.inpe.br

Com informações da assessoria de Comunicação do Projeto BR 163


Nenhum comentário:

Postar um comentário