sexta-feira, 24 de junho de 2011

Globalização

Globalização


Muito se pensa que globalização envolve apenas fatores relacionados à economia e tecnologia. Alguns leigos afirmam com veemência que a globalização ainda está porvir, enganando-se com a idéia de que ela chegará com o avanço tecnológico e econômico.
A globalização não envolve apenas os dois tópicos mencionados no parágrafo anterior; está relacionada com os fatores sociais, culturais e políticos, além de econômicos e tecnológicos. Esse processo teve seu início desde a época das grandes navegações e se desenvolveu consideravelmente até a revolução industrial. Contemporaneamente, estamos a aperfeiçoá-la desenvolvendo novas técnicas de comunicação e modelos de gestão organizacional.
Comumente podemos acompanhar através da mídia, notícias relacionadas à baixa da bolsa de valores de um país influenciando na economia dos demais. O fato de um país exercer influência econômica é uma prova, para os indivíduos de idéias antagônicas, de que a globalização existe, concebendo eles a idéia ou não.
O mundo vive em constante mudança. Os hábitos são outros e renovados a cada dia. A forma de se pensar e interagir muda conforme a sociedade descobre novos meios de vida. Quem poderá viver fora dessa realidade indelével? A mensagem deve ser absorvida por essas pessoas antes que esse fenômeno consuma aqueles que se julgam estar fora e/ou não pertencer à ela com suas verdades precipitadas, pois o fato de se adquirir um simples produto é uma forma de contribuirmos para a mantença e continuidade da globalização. Dá pra fugir disso? Indubitavelmente, não.

Por: José Carlos Souto e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário