sexta-feira, 25 de março de 2011

25/março/2011 - Urubu ferido mora em canal da Doca


NATUREZA

O animal já se tornou conhecido na área e recebe ajuda dos moradores




     O canal da Doca de Souza Franco ganhou um morador inusitado: um urubu que perdeu a asa esquerda. O gari Márcio Pinheiro, de 36 anos, vem acompanhando a saga do animal mutilado e que passou a viver no local desde dezembro de 2010. Sensibilizado, ele pede ajuda das autoridades para salvar a vida da ave. "O urubu ainda sobrevive às recentes enchentes no local. Fico preocupado por não saber quanto tempo mais ele ainda aguentará, porque sofre também ações de violência humana", comentou. Os urubus alimentam-se, principalmente, de carne de animais mortos. Porém, quando não encontram carniça, costumam caçar pequenos roedores, sapos e lagartos, o que os torna importantes para as cidades.
     O personagem já está famoso entre os moradores das redondezas. "Ouço sempre as pessoas comentarem sobre esse urubu e não sabia que ele estava sem uma das asas. É uma pena. Quase todos os dias, ao longo dos últimos três meses, um rapaz passa por perto da minha casa para levar carne para o animal. Soube ainda que antes desse urubu ficar no canal, ele estava sempre no asfalto, na esquina da Doca com a Travessa Almirante Wandenkolk, pela manhã, de onde o pessoal tentava espantá-lo. O Corpo de Bombeiros até tentou resgatá-lo, mas parece que não deu certo porque ele ainda frequenta o canal", observou o aposentado João Batista Medeiros, 62 anos, que mora às proximidades da Doca há quase 10 anos.
     O taxista Cleison Reis, 32 anos, também disse nunca ter visto o urubu, mas no ponto de táxi em que ele trabalha, localizado nessa esquina, o animal já virou assunto. "Até na semana passada, um rapaz que mora aqui próximo deu comida para ele. Esse homem ajuda ainda um veterinário, que mora no bairro e cuidava do ferimento que o animal tinha na asa. Acredito, então, que o urubu perdeu a asa há poucos dias", opinou.

FONTE: orm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário