quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Capital intelectual

Capital intelectual

Prestes a concluir o curso de Bacharelado em Administração de Empresas, ainda me recordo de uma frase dita por Guilherme, um colega do referido curso: “O capital intelectual é o patrimônio mais importante que toda e qualquer empresa possui”.

Capital intelectual é o que vai valorizar as informações e conhecimentos que a empresa já possui através da sinergia entre todos os componentes de determinado grupo organizacional. Não se trata exatamente das pessoas, mas do que elas têm a oferecer para o crescimento da empresa. É o responsável pela imagem da empresa diante dos concorrentes e clientes e/ou usuários. O perfil da empresa será definido através do que é proposto pelas pessoas que a compõe.

As empresas calculam os seus resultados através do patrimônio tangível e intangível. O capital intelectual contribui significativamente para o aumento da competitividade, uma vez que ele pode ser mensurado (mesmo não sendo palpável). O fato de a empresa passar a investir no colaborador fortifica ainda mais a afirmação fecunda deste cidadão mencionada anteriormente.
Muitas vezes a empresa que demite um funcionário não está simplesmente demitindo, mas estará colocando-o à disposição de outra empresa possivelmente do mesmo ramo de atividade, onde todo esse conhecimento será aplicado, mas desta vez estará vestindo outra camisa.


José Carlos Souto e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário